Origem do Churrasco e do Chimarrão

Em 2003, o churrasco e o chimarrão passaram a ser considerados o “prato típico” e a “bebida símbolo” dos gaúchos, respectivamente, através da Lei Estadual 11.929. Ambos são comemorados no dia 24 de abril, em homenagem a fundação do 35 CTG, de Porto Alegre/RS.

O churrasco é um termo conhecido no Peru e no Rio do Prata, onde ele apareceu. A palavra é uma forma paralela a “churrusco”, no espanhol, que significa pão ou guisado tostado demais. A culinária é uma das características das culturas dos povos, em qualquer tempo e lugar.

O chimarrão ou mate era utilizado pelos guaranis e quíchuas como bebida restauradora. Diz-se que os espanhóis bebiam para curar a ressaca das bebedeiras e os jesuítas, para ajudar a evitar o alcoolismo nas populações indígenas.

Inicialmente, o mate era sorvido num canudo de taquara, também conhecido por “côgoi”, que originou a palavra congonha, um dos muitos nomes do mate. A bomba de prata, diz-se que é uma invenção dos bolivianos.

Chimarrão é uma palavra que, no Rio Grande do Sul, significa silvestre, bravio (em relação aos animais que abandonam a vida doméstica, tornando-se selvagens). No sentido translato, rude, áspero, como um mate chimarrão (no espanhol, a expressão é cimarrón”).

Fonte: A Terra dos Quatro Ventos, livro de Juarez Nunes da Silva

Foto: divulgação

Pin It on Pinterest

Share This