O Departamento Cultural da 25ª Região Tradicionalista vem realizando o projeto Parando Rodeio em eventos campeiros na Serra gaúcha. O projeto consiste em levar às festas campeiras atividades de cunho cultural para conscientizar o homem do campo que os hábitos e costumes, retratados na lida campeira e na indumentária, provém da cultura gaúcha. A proposta vem ao encontro da preservação das origens para que o tradicionalismo nunca seja esquecido ou modificado.

A primeira edição do Parando Rodeio foi realizada durante a fase classificatória do Campeonato de Laço Regional da 25ª RT, ocorrida no município de São Marcos e no distrito caxiense de Vila Oliva, no início do mês de março. O tema trabalhado na ocasião foram os “Jogos Campeiros”. Para o diretor Cultural da 25ª RT, Maciel De Toni, quem ganha com a realização do projeto é a própria cultura gaúcha. “A ideia do projeto é desenvolver ações culturais e artísticas nas Festas Campeiras, Torneios, Campeonatos e demais atividades campeiras de nossa Região, oportunizando um momento cultural e engrandecendo as raízes de nossas verdadeiras tradições”, assegura.

Já a segunda edição do projeto, realizada no dia 25 de março, visitou a 4ª Festa Campeira de Nova Pádua. Mais de 80 participantes estiveram em contato com o tema anual do Movimento Tradicionalista Gaúcho, “Unindo gerações para construir o amanhã”. Com o apoio do CTG Recanto Gaúcho, de Nova Pádua, a 2ª Prenda Regional Elshadday Ribeiro dos Reis, o Guri Farroupilha Regional Wesley Gonzatti Machado e o diretor Cultural da 25ª RT, Maciel De Toni, realizaram uma roda de conversa com o público. O projeto contou ainda com a parceria do CTG Estancieiros do Laço, de Caxias do Sul, que promoveu uma mostra artística durante a Festa Campeira, conduzida pelo coordenador da 25ª RT e membro da entidade, Rodrigo Ramos.

O diretor Cultural do CTG Recanto Gaúcho, Rodimar Alves, destacou a importância de receber o projeto Parando Rodeio e poder prestar seu apoio de forma efetiva. “Nos sentimos muito orgulhosos em contar com o prestígio da nossa entidade, uma vez que estamos iniciando os trabalhos culturais e artísticos. Sabemos das dificuldades, mas com apoio e auxílio da Coordenadoria Regional e de nossos parceiros vamos construir algo verdadeiro para a comunidade de Nova Pádua”, afirmou.

Fotos: Maciel De Toni

Texto: Alice Pellizzoni/ Diretora de Comunicação da 25ª RT

 

Pin It on Pinterest

Share This