54 3536.0685

A Semana Farroupilha é um período em que muitas escolas procuram os tradicionalistas em busca de conhecimento da cultura gaúcha. Este ano, a 25ª Região Tradicionalista recebe as escolas de Caxias do Sul em seu estande no Parque de Eventos da Festa da Uva, onde ocorrem os Festejos Farroupilhas. A gestão de prendas e peões regionais ainda se desloca para outras escolas com a intenção de compartilhar seus conhecimentos culturais.

As atividades são elaboradas conforme a faixa etária das turmas escolares. A Primeira Prenda da 25ª RT, Nathália Bossle, explica sua preparação para atender as crianças e adolescentes. “Em algumas escolas ministrei a palestra sobre o que é CTG e em outras demonstrarmos as danças tradicionais. Contei uma lenda para o berçário e o maternal e para os maiores fiz um biboquê e ensinei a dançarem o pezinho”, conta Nathália.

Ser voluntária com objetivo de propagar a cultura gaúcha para a Primeira Prenda é gratificante. “Quando temos a oportunidade de difundir a nossa cultura para crianças que, muitas vezes, nunca ouviram falar em tradicionalismo, é muito mais gratificante. Com isso eu tenho certeza de que, no mínimo, aquelas pessoas vão ouvir o que eu tenho a dizer e guardar. E o objetivo será 100% alcançado se essas pessoas, além de ouvir e guardar, repassarem para mais alguém”, se orgulha.

Alice Pellizzoni/ Posteira da Comunicação da 25ª RT

Fotos: divulgação Nathália Bossle

Pin It on Pinterest

Share This